Mitos e verdade sobre o yoga

Mitos e verdade sobre o yoga - Vir a Ser

Muitas coisas são ditas sobre o yoga: algumas são verdadeiras e outras não passam de mito. Antes de marcar uma aula experimental, vale pesquisar um pouco mais sobre os seus movimentos e exercícios. De preferência, em fontes confiáveis, que ofereçam informações verdadeiras sobre o assunto.

Para ajudar, reunimos, neste artigo, alguns dos maiores mitos e verdades sobre o yoga. Acompanhe a leitura para saber mais sobre esta atividade, eficiente em equilibrar a mente e o corpo!

Mito ou verdade? Saiba mais sobre o yoga

1. Yoga atua na melhora da respiração

Verdade. Exercícios de respiração frequentes ajudam a eliminar problemas e desconfortos respiratórios. Durante as aulas de yoga, os alunos aprendem a controlar melhor a própria respiração e a sincronizá-la com os movimentos. Um dos benefícios do yoga é uma melhor utilização da capacidade pulmonar.

2. Quem pratica yoga tem melhores noites de sono

Verdade. O yoga ajuda a equilibrar mente e corpo, aumenta o controle sobre as próprias emoções e contribui para que a mente fique mais relaxada. Tudo isso ajuda na qualidade do sono. Além disso, existem posições do Hatha Yoga eficientes no combate à insônia.

3. Yoga é uma prática direcionada para o público feminino

Mito. O yoga é praticado e traz diversos benefícios, também, para o público masculino. A melhora na qualidade de vida, o aumento do poder de concentração, a maior disposição física e a redução da ansiedade são algumas das vantagens que podem ser aproveitadas por homens e mulheres, de todas as idades.

4. Yoga não ajuda na perda de peso

Mito. Como atividade terapêutica  o yoga pode contribuir para o emagrecimento se for praticado com frequência. Para intensificar o resultado, é recomendado associar o yoga com atividades aeróbicas, como a caminhada ou a corrida.

5. Pessoas que praticam yoga são menos estressadas

Verdade. O yoga traz benefícios físicos e mentais para os seus praticantes, ajuda a afastar a ansiedade e a deixar a cabeça mais calma, por exemplo. Os exercícios feitos durante a aula também elevam o poder de concentração e aumentam a capacidade de viver o momento. Todos estes fatores resultam em uma vida mais tranquila e menos estressante.

6. A única função do yoga é relaxar a mente

Mito. Ainda que o relaxamento da mente seja um dos grandes benefícios do yoga, ele não é o único. Os movimentos feitos durante as aulas contribuem para o aumento da flexibilidade, do tônus muscular e da disposição física. O alívio de dores e a prevenção de problemas cardiovasculares também podem ser citados como consequências da prática frequente do yoga.

7. Yoga é uma atividade para todas as idades

Verdade. Todo mundo pode praticar o yoga. Existem muitas linhas de prática, cada aluno deve buscar a variação que melhor atenda as suas necessidades e objetivos. Existem algumas, por exemplo, que são mais focadas nas posturas e que requer um maior condicionamento físico. Outras se voltam mais para as técnicas de respiração e de expansão da mente. Todas elas trazem benefícios para os praticantes.

Quais outras dúvidas você tem em relação ao yoga? Deixe as suas perguntas nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *