Dores ligamentares: o que são e como tratá-las

Dores ligamentares: o que são e como tratá-las - Vir a Ser

Você sabia que dores nas costas podem ter origem em problemas nas estruturas que dão suporte a esta parte do corpo? E que dores no joelho podem ser causadas por uma ruptura nos seus ligamentos?

As dores ligamentares são sensações incômodas causadas por lesões ou rupturas nos ligamentos. Como estes são estruturas essenciais presentes em todo o corpo, podem ser a origem de diversas dores: no ombro, no joelho, no quadril e até na virilha. Conheça, no post de hoje, três tipos de dores ligamentares comuns e saiba quais são os tratamentos recomendados nestas situações.

Tipos de dores ligamentares

Nas costas

Os ligamentos têm uma importante função nas costas: dão suporte à coluna. São estas estruturas que mantêm os ossos e os discos da presos quando o corpo se movimenta. Lesões nestes ligamentos são comuns quando a pessoa tem uma má postura, por exemplo, e o resultado podem ser dores no pescoço e nas costas.

Na região torácica, a dor ligamentar pode acontecer em estruturas como o ligamento amarelo e o ligamento comum vertebral posterior. Nesses casos, a dor costuma ser mais forte durante as manhãs e antes de dormir.

Além da má postura, exercícios intensos e a prática de esportes podem causar uma entorse nos ligamentos e provocar as dores ligamentares.

No joelho

Dores no joelho também podem ser causadas por problemas nos ligamentos. O mais comum é que haja uma ruptura no ligamento que fica na parte interna da articulação – ou seja, no Ligamento Colateral Medial (LCM).

O LCM pode romper quando há uma pressão excessiva sobre o ligamento, uma torção ou esforços repetidos – situações comuns entre atletas. Dor no joelho, hematomas e articulações inchadas são sinais de que pode haver algo errado com os ligamentos.

A dor também pode ser causada por uma lesão no Ligamento Colateral Lateral (LCL). Este é um cenário mais incomum do que a ruptura do LCM, mas que pode acontecer quando a parte interna do joelho é diretamente atingida por um forte impacto.

No ligamento redondo

Gestantes também podem sofrer com dores ligamentares. Especialmente por causa das alterações que acontecem no ligamento redondo – estrutura que dá suporte ao útero. Com o crescimento do órgão, que acontece durante o período de gestação, os ligamentos que envolvem o útero se esticam e afinam. Estas mudanças podem causar dor na parte inferior do abdômen, na virilha e no quadril.

Tratamentos para dores ligamentares

Se você sentir dores ligamentares, procure um médico para diagnosticar a origem do problema e encontrar o tratamento adequado. Em casos mais leves, pode ser indicado o procedimento RICE – repouso, gelo, compressão e elevação – para aliviar os sintomas. O profissional também pode prescrever anti-inflamatórios para amenizar o desconforto.

O uso de uma tala, acompanhado de tratamento fisioterapêutico e de muletas, é indicado em casos mais graves e raramente são necessárias cirurgias.

Já as massagens são altamente recomendadas por ajudarem no alívio rápido de dores e proporcionar sensação de bem-estar.

Você sofre ou já sofreu com dores ligamentares? De que forma lidou com o problema? Conte pra gente pelos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *