Como funciona a massagem para gestantes?

Como funciona a massagem para gestantes - Vir a Ser

As gestantes passam por uma série de transformações no corpo, todas elas necessárias para o conforto e a segurança do bebê que está para nascer. Por isso, é normal sentir alguns desconfortos e dores durante esta fase – como as dores nas costas, uma consequência do peso ganho na gravidez.

Existem, ainda, as alterações hormonais, que podem mexer com o humor da mulher. Uma boa notícia é que todos estes efeitos podem ser amenizados, com o auxilio da massagem para gestantes. Saiba mais sobre como a técnica pode ser aplicada e descubra quais são os principais benefícios trazidos para mulheres que passam por este importante período.

Saiba mais sobre a massagem para gestantes

Existem algumas técnicas de massagem que podem ser aplicadas em gestantes. Uma delas é a massagem relaxante que, com seus toques suaves, proporciona um bem-estar geral nas futuras mães. Esta técnica de massagem para gestante traz uma série de benefícios que ajudam a amenizar alguns dos desconfortos característicos da gravidez, entre eles:

  • Atua no alívio de dores, como as lombares.
  • Ajuda a reduzir a ansiedade e o stress.
  • Diminui tensões nos ombros e em outras partes do corpo.

Outra técnica de massagem para gestantes eficiente é a drenagem linfática. É normal que o peso aumente durante este período e, com os quilos a mais, vem o inchaço. A drenagem linfática ajuda exatamente neste ponto: atua no combate à retenção de líquido e inchaço.

Podemos citar ainda o Shiatsu, uma técnica que ajuda no relaxamento do corpo e da mente, melhora a respiração, reduz o stress e contribui para que a gestante tenha melhores noites de sono.

Benefícios para o bebê

Como vimos, as técnicas de massagem para gestantes trazem proveitos físicos e emocionais. A redução do stress e da ansiedade, por exemplo, e a promoção do bom humor são benefícios que refletem no bem-estar do bebê, que sente toda a tranquilidade da mãe.

Para garantir o conforto durante a sessão de massagem para gestante, são indicadas posições especiais: de lado na maca, por exemplo. Outra possibilidade é ficar sentada em uma cadeira. Assim, a mulher mantém a barriga protegida e pode se apoiar no braço da cadeira enquanto recebe uma relaxante massagem nas costas.

Outra característica que diferencia a massagem para gestantes são os produtos utilizados. É preciso ter cuidado com os cheiros, por exemplo, para garantir uma boa experiência. Além disso, não são utilizados aparelhos, somente as mãos, para assegurar o bem-estar do bebê.

Procure um massoterapeuta especializado

Se você optar por contar com os benefícios da massagem para gestantes e ficar mais confortável e tranquila durante esse período, é importante ter alguns cuidados:

  • Procure um massoterapeuta experiente em massagem para gestantes;
  • Converse com o seu médico e pergunte se existe alguma contraindicação no seu caso. A drenagem linfática, por exemplo, não é indicada para mulheres que apresentam insuficiência renal.

De forma geral, as sessões de massagem para gestantes são indicadas a partir do terceiro mês da gravidez.

Você já conhece a Vir a Ser – Terapias Integrativas? Massagem para gestantes é uma das terapias em que somos especializados: confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *