5 dicas para melhorar a sua qualidade de vida

Um estilo de vida saudável reflete diretamente na sua qualidade de vida. Por isso, para ter uma vida mais tranquila, é essencial avaliar os seus hábitos e adicionar práticas positivas no seu dia a dia.

Quando a sua mente e o seu corpo estão ativos e bem cuidados, você se sente mais bem disposto, os pensamentos são mais leves e as doenças são prevenidas. Confira cinco dicas para aumentar a sua qualidade de vida.

1. Melhore a sua respiração

Como está a sua respiração? É comum esquecer de dar a devida atenção a algo tão natural. Mas respirar corretamente traz uma série de benefícios para o corpo: há um efeito calmante, que deixa o corpo mais relaxado. Além disso, há o fortalecimento da musculatura respiratória e uma melhora comprovada em sintomas de estresse e de ansiedade, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Uma boa maneira de melhorar a forma como você respira é se matriculando em aulas de yoga. A atividade é eficiente em equilibrar mente e corpo, além de ser focada em exercícios que ajudam a melhorar a respiração. 

2. Inclua uma atividade física na sua rotina

Pessoas sedentárias dificilmente têm uma boa qualidade de vida. Exercícios são importantes para oxigenar o cérebro, manter o corpo bem disposto e para prevenir doenças, como a obesidade e até a depressão.

Adotar uma atividade física, para manter o corpo em movimento, pode ser mais simples do que você imagina. Comece trocando o elevador pela escada e fazendo uma caminhada curta no final do dia. Organizando o seu tempo, é possível encaixar uma hora na academia na rotina. Não gosta dos exercícios disponibilizados pelas academias? Procure uma aula de dança ou de pilates. Se você prefere ambientes abertos, considere a corrida. O importante é manter o seu corpo ativo!

3. Organize a sua rotina de trabalho

Organizar a rotina é fundamental para uma vida mais leve. Isso evita que você tenha que viver sob pressão, com preocupações constantes e sem tempo para fazer atividades relaxantes. Organize a sua agenda: reserve tempo para assistir um filme, ficar com a família e para cumprir todas as responsabilidades profissionais.

A sua rotina no trabalho está muito movimentada e impede que você dedique tempo a atividades de lazer? Não tenha dúvidas: é preciso repensar as suas tarefas profissionais – algumas vezes é preciso diminuí-las, outras vezes a situação pode ser resolvida com um melhor gerenciamento do seu tempo. 

4. Dedique tempo para si mesmo

Este novo planejamento do seu dia a dia, focado em uma maior qualidade de vida, também deve prever momentos para que você cuide de si mesmo. As atividades físicas e os momentos de lazer são importantes para isso. Mas também é preciso ir ao médico com frequência, incluir mais alimentos saudáveis no seu dia a dia e até cuidar da estética. Uma massagem para relaxar no final de um dia cansativo também é uma boa ideia para melhorar o seu bem-estar. 

5. Aprenda a relaxar antes de dormir

Sabemos que, assim como uma boa alimentação e exercícios frequentes, um sono de qualidade é essencial para a saúde do seu corpo e da sua mente, certo? Mas você dorme tão bem quanto poderia? Permite que o seu cérebro e o seu organismo tenham o descanso necessário para que se recuperem? 

Algumas dicas ajudam a melhorar a qualidade do seu sono: ter um horário certo para ir para a cama todos os dias, evitar o uso de aparelhos eletrônicos, tirar a televisão do quarto, ler um livro ou aproveitar para praticar exercícios de respiração antes de dormir são algumas delas. 

Você já tem hábitos que contribuem para a sua qualidade de vida? Pequenas mudanças podem aprimorar o seu bem-estar e aumentar a sua disposição – e o quanto antes você começar, melhor para a sua saúde! 

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