3 benefícios da massagem terapêutica

3 benefícios da massagem terapêutica - Vir a Ser

Uma boa sessão de massagem é capaz de levantar o ânimo e de melhorar a disposição física, não é mesmo? Mas e a massagem terapêutica? Será que ela também traz estes benefícios para a sua vida? Que outras melhoras ela promove na saúde? Estes são os principais assuntos tratados neste post. Acompanhe para saber mais:

Diferença entre massagem terapêutica e massagem relaxante

Uma dúvida comum é sobre a diferença entre a massagem terapêutica e a massagem relaxante. Ambas proporcionam bem-estar e promovem o conforto físico, e também são ótimas para equilibrar energias e controlar a saúde mental. Mas elas apresentam características próprias, e, por isso, são indicadas para situações diferentes.

O principal objetivo da massagem relaxante é, como o nome diz, promover o relaxamento. Para isso, podem ser usadas pedras quentes ou as próprias mãos do massagista. Existem, ainda, técnicas de massagem rápida que contribuem para que o paciente se sinta mais relaxado.

Já a massagem terapêutica tem como objetivo ajudar no tratamento de dores e doenças. Nesse caso, podem ser usadas técnicas de reflexologia podal, de quiropraxia ou de abhyanga, por exemplo. Muitas vezes, as sessões são um apoio que acelera tratamentos médicos.

Quais são os benefícios da massagem terapêutica

A massagem terapêutica pode proporcionar diversos benefícios que aumentam a qualidade de vida do paciente. Entre eles, podemos citar:

1. Alívio de dores e desconfortos

As técnicas usadas na massagem terapêutica têm como objetivo melhorar dores e desconfortos. A reflexologia podal, por exemplo, é baseada em pontos reflexores que ficam nos pés. Quando ativados pela pressão do massoterapeuta, estes pontos podem ajudar na recuperação de diversas áreas do corpo, como o coração, as costas e o estômago.

É por causa deste benefício que a massagem terapêutica é indicada como terapia de apoio no tratamento de diversas doenças, físicas e mentais. Asma, insônia, estresse, ansiedade, depressão, dores nas costas e ligamentares são alguns dos problemas que podem ser amenizados com este tipo de massagem.

2. Melhora da circulação sanguínea

As técnicas da massagem terapêutica também trazem melhoras no funcionamento do organismo, como na circulação sanguínea, o que ajuda a prevenir problemas como varizes e dor nas pernas e pés inchados.

Mas não é só isso: a massagem terapêutica também atua no aumento da circulação linfática, na recuperação de hematomas e na melhora dos movimentos das articulações. Ou seja, é uma massagem que só faz bem para o organismo.

3. Aumento da sensação de relaxamento

Além de contribuir para a recuperação do seu corpo, a massagem terapêutica também promove o relaxamento geral. Depois de uma sessão, você sente que as tensões musculares foram embora, o corpo está mais leve e a mente mais tranquila. Uma excelente ideia para melhorar o seu bem-estar, não é mesmo?

Gostou de saber mais sobre a massagem terapêutica? Acompanhe o nosso blog: temas relacionados ao aumento do bem-estar estão sempre em pauta por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *